A contabilidade vai acabar? De novo?!

Talvez você tenha visto, talvez não, mas nessas últimas semanas ganhou espaço nas redes sociais mais uma reportagem com dados alarmantes, profetizando o fim da contabilidade. Não vou entrar nos detalhes do “apocalipse contábil da vez”, mas o fato é que existem alguns problemas bem sérios ameaçando de verdade a existência da contabilidade…. e uma oportunidade maravilhosa que você pode aproveitar.

Para morrer, precisa primeiro nascer

Em alguns ambientes, temos um problema grave chamado pseudo-contabilidade. Coisas fictícias, distantes da realidade, por vezes feita sem observância mínima dos princípios contábeis e da estrutura conceitual. Isso quando não se escuta um contador defendendo que não é necessário ter contabilidade, afinal a legislação tributária permite meramente manter livro-caixa para empresas do Simples Nacional e do Lucro Presumido. 

Dói pra cacete ler e escutar essas coisas. Tenho certeza que não sofro sozinho. 

Então, para que algo possa estar ou não em risco de morrer, é preciso que tenha nascido e exista efetivamente. Nesse sentido, quero compartilhar com você uma lista de coisas esquisitas que servem como sintoma de pseudo-contabilidade:

– Caixa mentiroso

– Banco não contabilizado

– Estoque sem controle de Estoque

– Aplicação financeira lançada por regime de caixa

– Imóveis para alugar a terceiros classificados no imobilizado

– Terrenos não destacados da edificação

– Depreciação de imobilizado com taxas fictícias

– Imobilizado sem valor residual

– Ativos Biológicos sem verificar valor justo

– Alguns clientes e fornecedores detalhados, outros em diversos

– Lançamentos por total de semana ou mês, sem detalhamento 

– Empresa regime de caixa sem tributos diferidos

– Reserva de lucro criada pelo contador, sem previsão legal ou dos sócios

– Classificação de receitas por forma de tributação

– Classificação de despesas por “dedutível ou indedutível”

Se algum desses itens for familiar à escrituração contábil que você faz hoje em dia e você não conseguir compreender o porquê dele ser um inimigo da boa contabilidade, responda esse email pra mim indicando o item e nós conversamos com mais detalhes, ok?

Nunca a contabilidade foi tão estratégica

Anote o que eu estou escrevendo agora pra você: daqui a cinco anos, você vai querer ter começado a estudar normas contábeis agora. Todo esse “boom” de integração, automação, contabilidade em tempo real, contabilidade consultiva etc vai criar uma demanda incrível de contabilidade de verdade sendo feita, para que os relatórios façam sentido e sejam usados nesse ambiente futuro. Quem não se ligar nisso agora, daqui a alguns anos vai ter a impressão de que “de uma hora pra outra” passaram a precisar disso. 

Tá dado o recado. Anota aí. Pode me agradecer depois. 

2 respostas para “A contabilidade vai acabar? De novo?!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *